O festival WACKEN OPEN AIR, que acontece anualmente na cidade de Wacken (norte da Alemanha) desde 1990, chega à 19ª edição como um dos mais importantes eventos musicais ao ar livre do mundo, realizado sempre durante o verão europeu. Tomam parte do evento cerca de noventa bandas em três dias de shows, com apresentações distribuídas em três palcos simultaneamente. A crescente audiência, que chegou a um número superior a 80 mil pessoas em 2007, é composta por visitantes de todos os continentes. Em 2008 a atração principal será o grupo inglês IRON MAIDEN e o sucesso já está garantido, com a expectativa de que se esgotem todos dos ingressos com antecedência de vários meses da data de inicio do festival.

A revista ROADIE CREW tem parceria com os organizadores do WACKEN OPEN AIR e, desde o ano de 2001, tem levado à Alemanha grupos de visitantes brasileiros para assistir ao festival em condições especiais, além de ter indicado bandas brasileiras para se apresentarem no Wacken. Em 2005 a empresa ICS FESTIVAL SERVICES, organizadora do evento, instituiu o concurso W:O:A METAL BATTLE como parte das atrações do festival, dando oportunidade a bandas de diversos países a concorrerem a um contrato com a ARMAGEDDON MUSIC, gravadora que faz parte do grupo ICS-WOA.

A LOUDER MUSIC/ROADIE CREW EDITORA, na qualidade de parceira do grupo ICS-WOA, é a responsável pela indicação de uma banda brasileira a cada ano para tomar parte no W:O:A METAL BATTLE. Como parte das atribuições desta parceria, a revista ROADIE CREW tem a incumbência de organizar e coordenar a realização do mesmo concurso no Brasil. A etapa brasileira do W:O:A METAL BATTLE segue os mesmos critérios adotados para seleção das bandas na Alemanha e nos outros países que são representados no Wacken.

A escolha das bandas ocorre da seguinte forma:

Fase 1 – Qualificação das inscrições: Análise do material de inscrição apresentado pelas bandas. No Brasil, a indicação para a passagem das concorrentes para a Fase 2 é responsabilidade da equipe de editores e redatores da REVISTA ROADIE CREW.

Fase 2 – Eliminatórias Regionais: Seletivas regionais com apresentações de shows ao vivo das bandas escolhidas na Fase 1. Cada sede de eliminatória regional terá 5 (cinco) bandas concorrentes.

Fase 3 – Final Nacional: Cada eliminatória regional na Fase 2 seleciona uma banda vencedora para participar da Final Nacional que acontecerá em 03/05/2008 em São Paulo..

A avaliação das apresentações das concorrentes é feita por um corpo de jurados designados pela REVISTA ROADIE CREW. Na edição do W:O:A METAL BATTLE-BRASIL 2008 os eventos que abrigarão a competição ocorrerão entre os dias 01 de março a 30 de abril de 2008, com realização das seletivas regionais e da Final Nacional.

PREMIAÇÃO
A banda vencedora da final da etapa nacional terá como premiação o direito de representar o Brasil no W:O:A Metal Battle, durante o festival Wacken Open Air, edição 2008, na cidade de Wacken, na Alemanha. O prêmio consiste de:
Passagem aérea São Paulo-Hamburgo-São Paulo.

- Hospedagem de 3 noites de hotel e 3 noites de acampamento, no período de 28 de julho a 5 de agosto de 2008.

- Translado Hamburgo-Wacken-Hamburgo

- Nota: a banda brasileira TORTURE SQUAD sagrou-se CAMPEÃ do W:O:A-METAL BATTLE 2007 na Alemanha, competindo com bandas de 14 países presentes à final mundial do festival.

W:O:A METAL BATTLE-BRASIL 2008

SELETIVAS REGIONAIS - PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES AO VIVO:
Sedes previstas/candidatas para realização das Seletivas em 2008:

Norte: Belém/PA, Manaus/AM, Rio Branco/AC
Nordeste: Fortaleza/CE, Recife/PE, Salvador/BA
Centro-Oeste: Brasília/DF, Goiânia/GO
Sudeste: Belo Horizonte/MG, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP
Sul: Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Porto Alegre/RS






 
 
METAL BATTLE NEWS  |  ETAPAS  |  PARCERIAS  |  W:O:A  |  REGULAMENTO |